Projeto OPSIZO capacita as microempresas com novas ferramentas para a diversidade e a inclusão

O projeto OPSIZO acaba de lançar dois recursos destinados a promover a diversidade e a inclusão nas microempresas: recomendações e manifesto para a diversidade e a inclusão nas microempresas. Estas ferramentas visam eliminar as barreiras de acesso, promover a igualdade e criar ambientes de trabalho inclusivos em todo o setor das microempresas da UE.

 

Cofinanciado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, o projeto OPSIZO reúne sete parceiros de diferentes países para desenvolver ferramentas operacionais que promovam a diversidade e a inclusão nas pequenas empresas. Através do seu trabalho, visa eliminar a discriminação e as microagressões que impedem o desenvolvimento socioprofissional.

Um dos principais objetivos do OPSIZO é elaborar recomendações e um manifesto para a diversidade e a inclusão nas microempresas, a fim de assegurar um impacte político a longo prazo no ensino profissional e nos contextos empresariais. Estes recursos têm como objetivo melhorar a competitividade e a eficiência das microempresas, promover uma cultura de diversidade e inclusão como uma ferramenta para o bem-estar das empresas e contribuir para a igualdade no local de trabalho.

Em detalhe, as recomendações fornecem estratégias práticas e instruções para formadores e empresários implementarem as ferramentas de formação do OPSIZO. Concebidas para promover espaços de trabalho inclusivos, estas recomendações abordam os desafios únicos que as pequenas empresas enfrentam. Para além disso, o manifesto pretende ser o primeiro documento político ao nível europeu sobre o género e a orientação sexual nas microempresas, lançando luz sobre a forma como as práticas inclusivas melhoram a competitividade, especialmente na era pós-COVID. Este manifesto serve, assim, como um guia operacional para a gestão da diversidade, com o objetivo de integrar a diversidade e a inclusão nas microempresas para além do período de cofinanciamento do projeto.

Por conseguinte, o OPSIZO apela aos decisores políticos, aos líderes empresariais, aos prestadores de formação profissional e a qualquer parte interessada do ecossistema empresarial europeu para que adotem estes recursos e promovam ambientes inclusivos. As microempresas desempenham um papel crucial na economia europeia e a promoção da diversidade e da inclusão não é apenas um imperativo social, mas também uma necessidade estratégica para o crescimento e a resiliência das empresas.

 

Para mais informações, por favor visite opsizo.eu.

Para aceder às recomendações e ao manifesto, por favor visite opsizo.eu/guidelines.php.



Parceiros


Top

Coach digital